20 março 2017

3.º Festival Internacional do Ouriço do Mar # Ericeira

Existem semanas que começam e em que já estamos com os olhos postos no fim de semana e a verdade, verdadinha é que até já estou um pouco mais à frente. No dia 31 de março começa o 3.º Festival Internacional do Ouriço do Mar, na Ericeira, e se, por um motivo ou por outro, não consegui ir às edições anteriores, esta, meus caros, não me escapa!

São dez dias para saborear o ouriço do mar preparado pelos restaurantes locais, descobrir as diversas utilizações culinárias pela mão de grandes Chefs mundiais e conhecer o contexto ambiental e cultural desta espécie que outrora deu nome à minha (ao fim de uma década a morar cá já é minha também, OK?) vila piscatória. A Ericeira já foi Ouriceira, devido à forte tradição na apanha do ouriço do mar, e continua a ser uma das zonas costeiras de Portugal onde as condições são mais favoráveis ao desenvolvimento do ouriço do mar.  

Confesso que o meu foco está sobretudo na vertente gastronómica desta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mafra. São 24 restaurantes aderentes que vão incluir nas ementas um destaque especial ao ouriço do mar, reinventando receitas ou promovendo o consumo na forma mais simples, ou seja, ao natural. Estou também curiosa relativamente aos showcookings com vários Chefs de renome - marquem na agenda: Mercado Municipal da Ericeira, dias 1 e 8 de abril.

António Alexandre, Chef do projeto Endògenos que promove e valoriza o ouriço do mar da Ericeira desde 2013, e o Chef Justin Jennings (Austrália) e o Chef Roberto Sihuay (Peru) são algumas presenças já confirmadas neste Festival.



Aqui ficam os contactos dos restaurantes aderentes para que possam reservar:



Boa semana!

Da Nossa Cozinha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário. :)