21 dezembro 2018

Biscoitos de Natal milaneses # DIY

São simples de aparência, mas com tudo o que é simples, é do melhor que há! Apresento-vos os biscoitos de Natal milaneses. São irresistíveis!... O segredo está na cobertura que levam imediatamente antes de irem para o forno - praticamente invisível aos olhos quando saem de lá. 

A receita retirei-a de uma revista Nespresso, já bastante antiga (outono-inverno 2012-2013), a n.º 19 dedicada a Zurique. Vou dar-vos a receita original e depois a minha, adaptada e com a ajuda de um processador, neste caso, a Bimby.


Biscoitos de Natal milaneses

Ingredientes para os biscoitos:

125 g de manteiga derretida
1 ovo
120 g de açúcar
1 pitada de sal
Raspa de um limão pequeno 
250 g de farinha

Ingredientes para a cobertura:
50 g de açúcar de pasteleiro
1 colher de sopa de kirsch (ou outro licor)
1 pitada de canela


Preparação:

Bata a manteiga com o ovo, o açúcar, o sal e a raspa do limão até obter uma mistura lisa. De seguida, adicione a farinha e vá misturando até que a massa forme uma bola, adicionando um pouco mais de farinha se a massa colar.

Deixe a massa repousar 30 minutos no frigorífico. 

Depois estenda-a com 5 a 7 mm de espessura.

Ligue o forno a 200º C.

Corte os biscoitos com cortadores de vários formatos. Vá colocando os biscoitos no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e pincele-os com a mistura de açúcar de pasteleiro, kirsch e canela.

Coloque-os no forno e deixe cozer durante 10 minutos.

Polvilhe com açúcar pasteleiro para servir.





A minha versão dos Biscoitos de Natal milaneses

Ingredientes para os biscoitos:

130 g de manteiga à temperatura ambiente
1 ovo
130 g de açúcar
1 pitada de sal
Raspa de um limão pequeno 
250 g de farinha de trigo com fermento

Ingredientes para a cobertura:
2 colheres de sopa de açúcar 
6 a 8 colheres de sopa de Cointreau (licor de laranja)
1 pitada de canela


Preparação:

Colocar no copo da Bimby todos os ingredientes para a massa: a manteiga, o ovo, o açúcar, o sal, a raspa do limão e a farinha. Programar 30 seg / Vel 6. Se a massa colar, juntar um pouco mais de farinha e programar 20 a 30 seg Vel. Espiga.

Deixar a massa repousar 30 minutos no frigorífico. 

Depois, sem amassar, retirar pequenas quantidades de massa e fazer bolinhas (pequenas mesmo, metade do tamanho de uma noz grande, porque a massa vai duplicar). Vá colocando-as no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal, deixando algum espaço entre elas.

Quando estiver completo (com umas 30 bolinhas), com a ajuda de um garfo, achate-as. Se o garfo começar a pegar, porque esta massa é muito amanteigada, vá trocando de garfo.

Ligue o forno a 190º C.

Agora, pincele os biscoitos com a mistura de açúcar, Cointreau e canela.

Coloque-os no forno e deixe cozer durante 15 a 18 minutos.

Retirar do forno e colocar o papel vegetal com os biscoitos em cima de uma rede ou conjunto de bases até ficarem frios.



Fazem ou não uma oferta simpática de Natal? Para estes DIY utilizei sacos que tinha comprado já noutro ano no Aldi, fita que tinha em casa (mas encontram em retrosarias ou no "chinês") e as labels encontrei no Pinterest. Colei-as ao laço com um pouco de Loctite super cola 3 (gel control).

Acho que para o Natal vou fazer uma fornada, até para ter uma alternativa aos doces tradicionais, para acompanhar na altura do café, com um Master Origin. Hoje estive a encomendar café e inclui este kit, Explorations 2018.



Eu bem que me tentei controlar, mas não resisti. Confesso que estou curiosa pelos cafés, mas o que me fez avançar mesmo com a compra foram os copos Reveal. No último evento da Nespresso bebi um café num e gostei bastante. Digamos que a experiência está ao nível de beber um bom vinho do Porto num dos copos para o efeito do Siza Vieira - eleva a degustação, acreditem. Agora é rezar para que o kit chegue antes do Natal!

Como é que estão os preparativos do Natal por aí? Tudo encaminhado ou nem por isso?

Ana

Da Nossa Cozinha

Sem comentários:

Publicar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário. :)