Home Sobre nós Inspiraçoes Contactos Image Map Facebook Instragram Bloglovin

13 junho 2013

Hoje na Cozinha está... Uma Pedra de Sal

Hoje na Cozinha está... a primeira seguidora do Da Nossa Cozinha.  Tem 34 anos, duas profissões e (para já, dizemos nós) não pensa em fazer da cozinha profissão. A Sónia, do blogue Uma Pedra de Sal, faz dupla com Mário, o marido, inclusive no blogue. «Sous-chef perfeito», Mário ajuda também com ideias e nas fotos. Mas cabe a Sónia assumir a liderança da cozinha, onde experimentar novas conjugações a faz feliz e a nós mais ricos gastronomicamente. Vamos conhecer um pouco melhor a Sónia, que transporta para a cozinha o amor que bebe na «felicidade a três». 



PERFIL
Nome: Sónia Alegre
Idade: Deixei de contar, faço por diferença para o meu marido, que tem mais 10 anos do que eu, por isso… Deixa cá ver… Acho que são 34 a caminho de 35 (nasci em 11/11/1978, dia de São Martinho)
Naturalidade: Nasci em Lisboa, mas sempre me senti alentejana. Nunca percebi porquê, já que toda a família é do Douro…
Blogue: www.umapedradesal.blogspot.pt 
(1.º post a 25/3/2012) (Ups! Acho que me esqueci do 1.º aniversário…)
Prato que te sai sempre bem: Esparguete com bacalhau ou arroz de atum, os meus preferidos…
Tens sempre tempo para: Aí está algo complicado…. Não tenho tempo, quase nem para dormir. (sorriso) Mas diria que tenho sempre tempo para cozinhar… Ou para beijar a minha princesa… Sou uma “chata”, como ela já diz, porque sou demasiado beijoqueira!

Sónia, por que criaste o Uma Pedra de Sal?


Bem, Ana… Há quem diga que gosto de “sarna para me coçar” e como ainda dormia 7 horas por dia… Resolvi meter-me em mais uma aventura. Na verdade criei o blogue por insistência do meu marido, que acha que sou a melhor cozinheira do mundo, e porque me cansei de passar receitas em papel aos amigos e colegas. Agora limito-me a enviar o link. (sorrisos)



Sónia, Mário e a filha


Quem é a Sónia no dia-a-dia? 

A Sónia do dia-a-dia é tipo furacão… Tenho um trabalho de 8 horas por dia. Dou aulas de dança. Organizo espetáculos de dança. Dinamizo qualquer tipo de evento que me peçam. Ah! E sou mãe e esposa… E, claro, tenho o blogue e tudo o que o envolve (cozinhar, fotografar, visitar outros blogues, etc.). Resumindo e baralhando, padeço de um problema grave – falta de tempo para tudo e mais alguma coisa. E, sendo exigente como sou e tentando dar sempre de mim 200%, acabo quase sempre frustrada e com a sensação de que poderia ter dado mais…


Brownies de cacau puro e abóbora

  

De onde é que surgiu a paixão pela cozinha?
Não sei… Sempre gostei de ler livros de culinária e ver programas do tema. Mas até ao dia em que casei, nunca cozinhei… A minha mãe nunca me deixava entrar na cozinha, sempre achou que me devia dedicar aos estudos. E no dia em que casei, quase automaticamente, peguei no meu primeiro tacho e cozinhei… e não mais parei. 



Cozinhas todos os dias? O que te dá mais prazer cozinhar?

Sim, cozinho praticamente todos os dias. Só se não tiver tempo de todo, o que é raro, porque cozinhar, para mim, é um anti-stress. Mesmo quando chego demasiado cansada e demasiado tarde arranjo sempre um espaço para cozinhar, mesmo que esse tempo seja roubado ao descanso e ao sono… Adoro cozinhar doces e sobremesas… Mas como não posso estar sempre a fazê-los, porque acho que devem ser feitos e comidos com moderação, acabo sempre por cozinhar muitos mais pratos salgados, do dia-a-dia. Adoro improvisar! Adoro ter um ou dois ingredientes e pôr à prova a minha imaginação. É cozinhar de improviso que me dá verdadeiramente prazer.

Há proximidade entre ti e os teus seguidores (respondes a comentários, a e-mails...)? Porquê? 

Sim, tento sempre fazê-lo. É um privilégio enorme saber que inspiro outras pessoas, nem que seja a experimentarem novos sabores, novos produtos. Receber feedback, tirar dúvidas ou simplesmente agradecer aos comentários que me deixam é algo que considero obrigatório. Ter um blogue não deve ser apenas um repositório de receitas, de pensamentos, de desabafos. Há alguém do outro lado do ecrã. Há alguém que nos lê, partilha emoções, que ri das coisas tolas que escrevo, que se revê nas dúvidas que tenho. E, por isso, temos de estar preparadas para viver toda essa proximidade virtual de forma o mais activa possível.



A Sónia esteve entre as finalistas d'A Mesa dos Portugueses,
uma iniciativa do Correio da Manhã,
 com esta receita e ainda viu publicada duas outras receitas:
Cataplana de bacalhau com frutos do mar e Arroz de frango no forno

 

O que te leva a partilhar uma receita?


Apenas partilho o que gosto de comer, o que resulta cá em casa. Não é um blogue de receitas apenas minhas, é como se fosse o meu livro de receitas. Receitas que criei, receitas que experimentei e adorei e que faço questão de publicitar. Por isso, todas as receitas que partilho são as minhas receitas preferidas, os sucessos e normalmente nunca os insucessos (e às vezes eles acontecem porque só não falha quem não experimenta).


O que dizem as tuas mãos?

«Estamos fartas que nos uses como pegas». Na verdade, ando sempre com queimaduras nas mãos e braços… Simplesmente esqueço-me de que os tabuleiros, tachos e afins estão quentes e pego-lhes com as devidas consequências… Especialmente nos dias em que ligo o turbo! 


Amanhã não percam a receita da Sónia! Doce ou salgado? Palpites?

A Cozinheira

Da Nossa Cozinha

26 comentários:

  1. Que bom é conhecer a Sónia mais um bocadinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou! :) Nós também! :)
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Ola,
    Gostei muito de conhecer a Sónia...
    Bjinho

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Foi um prazer ser a tua primeira seguidora :-). É um projecto em que acredito e em que me inspiro diversas vezes! Obrigado pela simpatia, por tudo o que escreveste. Esta tudo, a essência! Obrigado de coração! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sónia,
      Assim fico sem graça, sem saber o que dizer...
      Apenas consigo dar-te um abraço e agradecer o voto de confiança, que é uma honra.
      Acabaste por dizer numa palavra o que procuro com este espaço no blogue: essência. Quero mostrar a essência de quem escreve os blogues. Gostava de publicar um blogue todas as semanas, mas, infelizmente, não consigo. Até ao momento não tive nenhuma recusa, eu é que ainda não tenho o tempo que eu desejo para tal (ainda não perdi a esperança!).
      Um grande beijinho <3

      Eliminar
    2. Com serenidade sem stress... Para ansiedade ja basta a rotina do dia a dia de trabalho :-). E obrigado uma vez mais.

      Eliminar
    3. Tu és um furacão, mas olha que eu também não sou sossegadita... ;)

      Eliminar
  4. Muito bom, foi ótimo conhecer um pouca mais da Sónia :)

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Paulo!
      Que bom ver que gosta deste espaço!
      Beijinhos :)

      Eliminar
  5. Adorei a entrevista! :) Não conhecia muito bem a Sónia, embora acompanhe o Uma pedra de Sal. De facto, as receitas são originais e saudáveis e os ingredientes diferentes e inovadores! :) Gostei muito dos brownies, a propósito!

    Parece que me identifico com o "de onde surgiu a paixão pela cozinha?" e "o que dizem as tuas mãos?"!! ahahahahah

    Parabéns por mais esta rica entrevista e beijinhos às duas!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Aida!
      Eu também sou fã da Sónia e da sua cozinha. :)
      Ainda bem que a ficou a conhecer melhor. Da nossa parte: Missão cumprida! :)
      Muito obrigada e um grande beijinho

      Eliminar
  6. Gostei imenso da entrevista e de conhecer melhor a Sónia. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana! Viva! :)
      Muito obrigada!...
      Um grande beijinho

      Eliminar
  7. Obrigado por tantas palavras de amizade e carinho aqui e no pedra de sal. Nao comsigo parar de sorrir :-) <3 obrigado de coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continua a sorrir, que bem mereces! É uma onda de carinho. <3

      Eliminar
  8. Ia começar o post de outra maneira, mas quando me desse conta, teríamos aqui meia biblia. Primeiro porque adoro esta tua rúbrica, e segundo, por gosto muito da Sónia. Tenho a sorte de a ter la no meu cantinho, e de eu poder aproveitar essas tonterias que ela diz que diz. Para mim são musica para os ouvidos, e sempre que passo por lá, venho com um sorriso.
    Acho que é tudo aquilo que eu tinha idealizado! Um furacão! Por onde passa ninguem fica indiferente!! Se ja gostava dela, agora ainda gosto mais!!
    Um beijinho grande para as duas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim deixas-me de lagrima nos olhos.... Quero ver se continuas a pensar assim depois de me conheceres pessoalmente!!! :-) uma beijoca bem grande a todos e todas por tanta amizade e carinho :-)

      Eliminar
    2. Olá, querida Mena!
      Escreve à vontade, mulher, que mi casa es tu casa! Eu adoro receber comentários e se forem grandes, melhor! Eu falo pelos cotovelos, como tu sabes... :-p
      Somos 2 e não somos as únicas a gostar da Sónia, o que é óptimo! Mas a minha curiosidade levou-me a querer conhecê-la ainda mais, eu sentia que havia mais e descobri muito mais! E ganhei uma amiga! Estou feliz!
      Um abraço e um grande beijinho

      Eliminar
    3. Oh pá estou aqui que nem posso... Estou toda envergonhada e ja nem tenho idade para corar :-). Uma beijoca a todos e mil obrigados por tudo mais uma vez :-)

      Eliminar
  9. Gostei de conhecer melhor a Sónia e família (linda família!)
    Beijinhos, boa 6.ª feira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria João!
      Ainda bem!
      Família linda, sem dúvida!
      Um grande beijinho

      Eliminar
  10. Excelente entrevista, é sempre bom conhecer quem está do outro lado!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pelo apoio. :)
      Um grande beijinho

      Eliminar
  11. AInda não conhecia a Sónia que está por trás do blogue mas esta entrevista ainda me fez gostar mais dela :) uma pessoa cheia de fibra e polivalente! :)

    beijinhos, agora vou espreitar a receita!

    ResponderEliminar
  12. Olá Ana,

    Adorei conhecer a Sonia um pouco mais através deste teu espaço ! :)
    Já tive o prazer de estar com a Sonia ao vivo e a cores e percebi que é uma pessoa muito activa e é uma simpatia, adorei conhecê-la.
    Estão ambas de parabéns ! :)

    Um grande beijinho às duas ! :)

    Isabel

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. :)