Home Sobre nós Inspiraçoes Contactos Image Map Facebook Instragram Bloglovin

29 abril 2013

Delícia (delícia!) de morango





Neste sábado houve festa! Os pais d'O Cozinheiro fizeram 38 anos de casados (Ai, ai, tão bom! Muitas felicidades, sogrinhos!) e eu fiz questão, como sempre, de preparar algo. O dia acabou por ser atípico e tive de optar por uma sobremesa rápida. E fui ao outro lado do Atlântico buscar a receita, ao blogue Mundo Gastronomic!, e adaptei-a. Fez sucesso, o meu sogro até me deu os Parabéns!

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado (397 g)
- 1 lata de leite evaporado (410 g)
- 2 limões
- 18 bolachas Triunfo Minis Manteiga
- Morangos q.b.
- 50 g de chocolate com 74% de cacau
- 4 colheres de sopa de leite
- Chocolate branco q.b.

Preparação:

Começar por lavar e cortar às rodelas alguns morangos, escorrer bem e reservar.

Colocar num liquidificador - utilizei a Bimby -  o leite condensado, o leite evaporado e o sumo dos limões durante dois minutos. Programei a Bimby 2 Min / Vel 4. E temos uma mousse de limão!




Colocar 1/3 deste preparado na taça que se pretende levar à mesa, que vamos começar a fazer camadas. Depois desta primeira camada coloquei as seguintes:

- Morangos
- 1/3 da mousse de limão
- Bolachas
- A restante mousse de limão
- Morangos


Para nós são novidade e ficaram aqui bem.


Vamos preparar o chocolate amargo: colocar num recipiente o chocolate partido aos pedaços com 2 colheres de sopa de leite e levar ao microondas durante 20 segundos. Mexer bem, juntar mais duas colheres de sopa de leite e programar mais 10 segundos.
Decorar a gosto. Coloquei um pouco de chocolate em cima de cada morango, com a ajuda de uma colher, e finalizei com raspas de chocolate de branco.



Levar 1 hora ao frigorífico. Se for para consumir no dia seguinte não coloquem morangos na decoração final. 

Quando provarem é uma delícia de sabores: a mousse de limão, o contraste de um pedaço de chocolate amargo, um pedaço de bolacha que se desfaz, um morango... Mnhum! Mnhum!

Agora em português do Brasil:
Valeu, Felipe, do Mundo Gastronomic! Sou sua fã, no blogue e no Facebook!
Um beijo pra você!

E vocês vão lá também, que o Felipe é uma simpatia.
Boa semana!

A Cozinheira

27 abril 2013

Pita Shoarma Da Nossa Cozinha




No feriado apeteceu-nos fast food, a'O Cozinheiro e a mim. Mas com um Bebé Cozinheiro temos de controlar estes desejos repentinos. Aliás, éramos incapazes de sair de casa para um shopping para matar a vontade. Além do mais, o Bebé Cozinheiro está a mudar (mesmo) para a nossa comida, nada de fazer (muitos) disparates.

À Mamã Cozinheira apeteceu Pita Shoarma e Pita Shoarma saiu Da Nossa Cozinha! Mas adaptada a crianças, ou seja, a carne utilizada foi de perú, nada de especiarias, só sal e sumo de lima.

Nós, adultos, lambuzámo-nos com a Pita Shoarma e o Bebé Cozinheiro comeu a mesma carne, mas no prato, com arroz e cenoura ralada, e roubou 2 ou 3 batatinhas.

Fica aqui a sugestão para uma das refeições deste fim-de-semana!


Ingredientes:

Molho:
2 dentes de alho
55 g de maionese
3 colheres de sopa de natas ácidas
2 colheres de chá de salsa picada
2 colheres de chá de água

Pita:

2 bifes de perú temperados com sal
1/2 lima
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de Becel líquida
4 folhas de alface
1 cenoura
2 pães pita de compra*

* Sobraram-nos 4 pães, que congelámos, podendo assim estar até 3 meses.

Preparação:

Molho Shoarma:

Colocar os dentes de alho descascados no copo da Bimby e programar 5 Seg / Vel 6. Baixar com a espátula e programar 2 Seg / Vel 6.

Adicionar a maionese, as natas e a salsa e programar 15 Seg / Vel 4.

Por fim, acrescentar a água e programar 5 Seg / Vel 4.

Para quem não gosta assim tanto de alho reduzir para 1 dente de alho. O nosso molho ficou consistente. Quem o preferir mais líquido, ir juntando água até obter a consistência pretendida.

Retirar para uma taça e colocar no frigorífico.




Pita:

Cortar os bifes de perú aos quadrados (não muito grandes), colocar numa taça e regar com o sumo de lima. Reservar.

Lavar a alface, deixar escorrer bem, cortar em juliana e reservar.

Descascar a cenoura, lavar e ralar. Reservar.

Colocar numa frigideira, de preferência anti-aderente, o azeite e a margarina e quando começar a ferver juntar a carne e fritar, de todos os lados. Reservar.

Salpicar os pães pita com um pouco de água, em ambos os lados, e colocar na torradeira (nós pusemos no n.º 1 três vezes). Retirar, recortar um dos topos dos dois pães e encher cada um com um pouco de:

1.º Alface;
2.º Cenoura;
3.º Molho Shoarma;
4.º Carne.

E repetir tudo novamente.

Acompanhámos com batatinhas noisette fritas na Actifry. Se quiserem este acompanhamento e ter tudo pronto ao mesmo tempo, depois de fazerem o molho coloquem as batatas a fritar com meia colher medidora de óleo durante 25 minutos.

Está pronto a servir!



Quem quer provar a nossa Pita Shoarma? :)

A Cozinheira

23 abril 2013

Bolo-Pudim de Chocolate e Laranja




Demorei a escrever este post, eu, que tenho pensamento rápido e mudo de assunto à velocidade da luz. Quando nos expomos, quando demonstramos os nossos sentimentos as coisas mudam de figura... Para vocês, este é um Bolo-Pudim de Chocolate e Laranja (tentador, espero)... A mim traz-me muitas recordações.

Há seis anos (como o tempo passa!) estava a minha querida I. e eu num Dom Café, na nossa hora de almoço, a beber café e a pôr a conversa em dia, conversa essa que nunca teria fim, não fossem os horários a cumprir (já vos disse que detesto horários rígidos?). E eu muitas vezes não resistia e pedia uma fatia de bolo-pudim, que saboreava colher a colher enquanto a I. sorria, com aquele sorriso rasgado e lindo, encantada a olhar para a minha gulodice.

Este fim-de-semana lembrei-me da I. e apeteceu-me bolo-pudim, em honra destes tempos e desta amizade tão forte. E apeteceu-me ter o horário dessa época (só isso), chegar a casa às 18h30 e ter tempo. Simplesmente ter (mais) tempo... Procurei uma receita o mais parecida possível com o bolo-pudim que me diz tanto e encontrei-a aqui (e mais uma vez a Vânia não me deixou ficar mal :)).

E sabem que mais? Quando os laços são fortes há uma energia tão grande, tão mágica, tão... Neste mesmo dia, o meu telemóvel tocou. Era a I. "Olá, minha querida! Estás boa?", disse-me ela, "Nem sabes, tenho pensado o dia todo em ti...".



Ingredientes:

Para o pudim:

4 ovos
1 lata de leite condensado
1 chávena de sumo de laranja
1 colher de chá de amido de milho

1 colher de sopa de caramelo (não está na receita original)
Caramelo q.b. para untar a forma


Para o bolo:

4 ovos
1 chávena de açúcar (coloquei 7/8, sensivelmente 200 g)
1 chávena de chocolate em pó (coloquei também 7/8)
1 chávena de leite
2 chávenas de farinha com fermento para bolos Branca de Neve (Fina)
1 colher de sopa de fermento (Royal)
Raspa de uma laranja
(pudim)
1 chávena = 240 ml

Preparação:

Untar bem uma forma grande (usei de bolo, como podem ver) com caramelo. Reservar.

Ligar o forno a 200º C.

Colocar todos os ingredientes para o pudim numa taça, misturar bem com a batedeira eléctrica, e verter para a forma. Reservar.




Vamos agora ao bolo:

Começamos por separar as gemas das claras e batemos estas últimas em castelo.

Juntar as gemas ao açúcar, misturar até formar um creme esbranquiçado e depois adicionar às claras em castelo e envolver tudo.

Adicionar o chocolate em pó e o leite e bater bem.

Finalmente, juntar a farinha, o fermento e as raspas da laranja no preparado e envolver suavemente.

Deitar com cuidado na forma, por cima do pudim.





Calma, que ambos, momentaneamente, vão misturar-se. Mas cozinhar tem o seu quê de mágico. Não acreditam? Então coloquem a forma no forno em banho-maria e fiquem a olhar... O pudim volta para o seu sítio, em baixo, enquanto a massa do bolo se mantém linda no topo.

Como é que fiz o banho-maria? Coloquei a forma dentro de um tabuleiro inox, fervi no jarro eléctrico 1,6 l de água (a capacidade máxima do nosso), coloquei-a no tabuleiro e pus tudo no forno.



A receita original diz para levar ao forno em banho-maria durante 50 minutos. Contudo, cada forno é um forno... No nosso esteve 44 minutos e na próxima ainda vai estar menos.

Desenformar apenas quando estiver totalmente frio.






Esta fatia é para a minha querida I. Mas vou partir mais... Quem quer? :)





A Cozinheira


21 abril 2013

I can see clearly now the rain is gone...



Durante a semana é uma correria para sair de casa... Com a chuva e o frio que se fizeram sentir até há bem pouco tempo temos estado todos colados à cama de manhã. O horário de verão foi recebido de braços abertos, mas não alterou uma vírgula à nossa preguiça matinal.

Chegados ao domingo, o ritmo matinal é diferente. Pomos a correria para trás das costas (Correria? Qual correria?!), o pequeno-almoço é tomado com calma e até é possível preparar um sumo como este que vos trazemos, com características drenantes. Sim, ladies, que a praia já está aí!!!

Ingredientes:

200 ml de água de coco (comprei no Continente e é para estar no frigorífico antes e depois de aberta)

60 g de abacaxi
30 g de mamão
20 g de beterraba
1 pé de salsa
1 colher de chá de mel

Preparação:


Bater tudo num liquidificador ou colocar na Bimby todos os ingredientes e programar 15 Seg / Vel 9.

Servir fresco.

Rende um copo como o da foto.
 



Eu não sou apreciadora de beterraba pelo seu sabor a terra. Contudo, neste sumo e nesta quantidade a beterraba não incomoda. E é a ela que devemos esta cor lindíssima.

Bom domingo!

A Cozinheira

20 abril 2013

Patê fresh num vapt-vupt




Da Nossa Cozinha saiu este patê fresh, que, convenhamos, é mais chic do que "fresquinho", o primeiro adjectivo que nos veio ao pensamento. E é fresco pelo apontamento de coentros, que torna bastante agradável e nada enjoativa esta entrada.
Ah, quanto ao vapt-vupt... São 15 segundos na Bimby e está pronto a ir diretamente para a mesa! Nós acompanhámos com broa de milho. Quem é que nos faz companhia? :)


Ingredientes:
4 barras de delícias do mar (60 g) congeladas
20 g de cenoura sem pele
30 g de pickles
80 g de queijo Philadelphia Light
2 colheres de sopa de maionese 
1 pé de coentros

Preparação:
Colocar no copo da Bimby as delícias do mar e a cenoura e programar 5 Seg / Vel 7.
Acrescentar os pickles, o queijo-creme, a maionese e os coentros e programar 5 Seg / Vel 6.
Por fim, baixar o que está na parede do copo com a espátula e programar novamente 5 Seg / Vel 6.


Bom fim-de-semana!

A Cozinheira

17 abril 2013

Batatinhas novas fritas & Bifes com molho 3 queijos e cogumelos



Quem tem horários complicados (check!), filhos pequenos (temos um, check!) e andar a mil desde o acordar até ao deitar (check, check, check!) de segunda a sexta-feira, às vezes ainda tem de guardar um neurónio ou dois para destinar o jantar. Esta é uma sugestão de uma refeição rápida e reconfortante, para esquecer as chatices do dia-a-dia: Batatinhas novas fritas & Bifes com molho 3 queijos e cogumelos.

OK, não é ideal para manter a linha... Mas, em minha defesa, alego que:

1. As batatinhas foram fritas na Actifry, 'tá?
2. O molho, com os cogumelos, fica de comer e chorar por mais!
3. Faz-se tudo em 25 minutos.


BATATINHAS NOVAS FRITAS - ACTIFRY

Ingredientes:

600 g de batatas novas descascadas e cortadas aos cubos
6 dentes de alho descascados
1/2 colher medidora da Actifry de óleo (usamos Fula)

Preparação:

Colocar todos os ingredientes na Actifry e programar 25 minutos.




(Quando o programa da Actifry estiver a meio está na altura de cozinharmos a carne.)

Retirar os alhos e colocar sal a gosto. As batatas estavam com um saborzinho tão bom a alho que não pusemos sal. 






BIFES COM MOLHO 3 QUEIJOS E COGUMELOS

Ingredientes:

2 bifes de vaca temperados previamente com sal, alho e folhas de louro
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de margarina (usamos Vaqueiro)
1 lata de cogumelos laminados (185 g peso líquido escorrido)
1 pacote de natas com 3 Queijos (200 ml)

Preparação:

Retirar os alhos e as folhas de louro dos bifes e reservar.

Colocar numa frigideira ao lume o azeite e a margarina e quando começar a ferver juntar os bifes. Fritá-los em lume médio-alto de ambos os lados, sem deixar queimar o molho.





Adicionar os cogumelos bem escorridos, envolver e deixá-los cozinhar 3 minutos, aproximadamente (não esquecer virar os bifes a meio).

Por fim, juntar as natas, misturar bem e deixar 3 minutos em lume médio-alto e 3 minutos no mínimo, para deixar apurar, indo virando a carne.   





Estão prontos a servir! Humm...

Alguém é servido? :)

A Cozinheira

14 abril 2013

Nespresso com Natas no Dia Internacional do Café





Gostamos muito de café! Eu prefiro o meu mais para o cheio e O Cozinheiro gosta dele curto, mas ambos não dispensamos o açúcar. Neste Dia Internacional do Café bebemos um que guardamos para dias especiais: Nespresso com Natas. Sabe tão bem beber fora de casa... Por que não criar estes momentos? Fica a lembrança e o modo de fazermos o chantilly na Bimby.

Chantilly

Ingredientes:

1 pacote de natas (200 ml) com 35% de gordura (usei Milbona, do Lidl)
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar (15 g)

Preparação:

Previamente passar as natas do frigorífico para o congelador e deixar lá ficar 30 minutos.

Colocar no copo da Bimby as natas e o açúcar e programar 2 Min / Vel 3 e 1/2.



15 segundos antes de terminar parar e baixar o chantilly que está na parede do copo (e para controlar e evitar bater em excesso) e então continuar os últimos segundos.

Rende a quantidade que está na taça.




Tirámos dois Volluto na Nespresso e colocámos um pouco de chantilly. O restante foi para uns morangos... Hummm...

Vai um cafezinho com natas?

Boa semana!

A Cozinheira

Oh happy day! Oh happy daaay!





Hoje comecei muito bem o dia... Para além de ser sábado (Yeah!), de estar sol (Hip Hip Hurray!), por acaso descobri que o Da Nossa Cozinha integra o Food Blogs Nacionais, um directório de blogues de culinária, do Cooking World. Fiquei tão, mas tão feliz! Se me emociono quando descubro o nosso blogue entre os preferidos de outras blogguers (sinto um misto de honra e responsabilidade), hoje então... Por sermos ainda "bebés", por nos terem descoberto, por estarmos entre blogues tão bons e conceituados... Muito obrigada, Cooking World!

Eu cheguei até este directório e blogue pessoal através d'As Aventuras de uma Mamã e de uma entrevista fantástica à querida Mena - e adorei! Por isso, em forma de agradecimento a ambos os blogues decidi arriscar e fazer um Bundt da "Senhora dos Bundts", a Mena. Mas estive até ao último momento a ver se a minha modesta homenagem corria bem, não porque duvidasse da receita, mas porque não tinha todos os ingredientes e fiz alterações, era a primeira vez que ia usar a forma (e não é daquelas fantásticas da Nordic Ware)... Mas a aventura terminou bem! Habemus Bundt Cake!



BUNDT CAKE DE CERVEJA E CHOCOLATE

Ingredientes:

235 ml de cerveja Sagres Mini (não tinha Guiness em casa, como a receita original)
250 g de manteiga sem sal
50 g de chocolate em pó 
280 g de farinha com fermento para bolos Branca de Neve (Fina)
300 g de açúcar
1 colher e 1/2 de chá de bicabornato
3/4 de uma colher de chá de sal
4 ovos L
200 g de natas ácidas (comprei no Aldi)

Para enfeitar:

Açúcar em pó q.b.
Chocolate em pó q.b.

Preparação:

Untar a forma, que tem de ser grande, com margarina e farinha e reservar.
(Como foi a primeira vez que utilizei esta forma de silicone pus-lhe óleo e retirei o excesso com papel de cozinha e depois polvilhei-a com farinha.)

Colocar a manteiga e a cerveja num tacho e levar ao lume até começar a ferver. Assim que começar a ebulição adicionar o chocolate e mexer bem acom uma vara de arames até que esteja bem dissolvido. Reservar e deixar arrefecer.




Ligar o forno a 170º C.

Peneirar a farinha, o bicabornato e o sal. Reservar.

Numa taça bater o açúcar, os ovos e as natas ácidas até estarem bem misturados. Adicionar a mistura do cacau e manteiga e bater até a mistura estar homogénea.

Por fim, adicionar em duas vezes a farinha com o bicabornato e o sal.



Verter a massa para a forma e levar ao forno 35 a 40 minutos ou até o palito sair seco (no nosso forno foram 53 minutos).

Retirar do forno e deixar arrefecer durante 10 minutos sobre uma grelha e só depois desenformar. 


Deixar arrefecer completamente e polvilhar primeiro com açúcar em pó a gosto  e depois com um pouco de chocolate em pó.

(A receita original está aqui.)




É DE-LI-CI-O-SO! E tão fofo... Esta fatia é minha e já vai a meio, desculpem. Tirem outra, à vontade, e saboreiem.




Mena, a ti agradeço-te a amizade, a presença e a cumplicidade.

Beijinhos e bom fim-de-semana!

A Cozinheira

11 abril 2013

as miguelinhas e um agradecimento





Recebemos estas Bolachinhas de Sousel, as miguelinhas, que têm uma particularidade que fez as delícias Da Nossa Cozinha: contêm alfazema! O sabor é para além de agradável e o aroma, bem, o aroma...



Bebam um café e provem uma!

Obrigada, querida C.! Estamos desejosos de conhecer o teu blogue, que aguardamos a todo o momento, sim?

Um beijinho!

A Cozinheira

09 abril 2013

Rodízio de pizzas

Pizza Portuguesa Da Nossa Cozinha

Nada como um rodízio de pizzas para comer até não "caber" mais.

Para começar temos de fazer a massa das pizzas.
 
Ingredientes:

200 g de água
50 g de azeite
1 colher de chá de sal
500 g de farinha com fermento para bolos Branca de Neve (Fina)

25 g de fermento fresco de padeiro

Preparação:

No copo colocar a água, o azeite, o sal e o fermento fresco e programar 1 Min / 37º / Vel 2.
Adicionar a farinha e programar 2 Min / Vel Espiga.
Retirar o copo e envolvê-lo com uma manta polar ou cobertor e deixar a massa levedar até dobrar de volume (cerca de 30 minutos). Como não estávamos com pressa a nossa levedou 50 minutos e ficou assim.




Pré-aquecer o forno a 180º C.
Polvilhar a bancada da cozinha com farinha e com a ajuda de um rolo estender a massa até que fique fina e depois cortá-la com uma forma redonda (por exemplo, as de fundo removível). Faz 4 bases de pizza.


PIZZA PORTUGUESA DA NOSSA COZINHA

Ingredientes:
 
Polpa de tomate q.b.
Queijo eddam fatiado q.b.
Cogumelos frescos laminados q.b.
Rodelas de chouriço q.b.
Azeitonas q.b.
Óregãos q.b.

Preparação:
 
Sobre a massa espalhar polpa de tomate com a ajuda de uma colher de sopa, colocar por cima pedaços de queijo, cogumelos laminados, rodelas de chouriço e azeitonas a gosto. Polvilhar com óregãos e levar ao forno cerca de 30 minutos.


PIZZA DE FIAMBRE E COGUMELOS




Ingredientes:

Polpa de tomate q.b.
Queijo eddam fatiado q.b.
Cogumelos frescos laminados q.b.
Fiambre fatiado q.b.
Óregãos q.b.

Preparação:

Sobre a massa espalhar polpa de tomate com a ajuda de uma colher de sopa, colocar por cima pedaços de queijo, cogumelos laminados e fiambre. Polvilhar com óregãos e levar ao forno cerca de 30 minutos.


PIZZA DE ATUM DA NOSSA COZINHA


Ingredientes:
 
Polpa de tomate q.b.
Queijo eddam fatiado q.b.
Cogumelos frescos laminados q.b.
1 lata de atum
Pêssegos cortados q.b.
Azeitonas q.b.
Óregãos q.b.

Preparação:
 
Sobre a massa espalhar polpa de tomate com a ajuda de uma colher de sopa, colocar por cima pedaços de queijo, cogumelos laminados, o atum bem escorrido, pedaços de pêssegos e azeitonas a gosto. Polvilhar com óregãos e levar ao forno cerca de 30 minutos.

PIZZA DOCE DA NOSSA COZINHA


 
Ingredientes:
 
Banana cortada às rodelas q.b. (usámos congelada)
Pêssegos cortados q.b.
Canela q.b.

Preparação:
Sobre a massa colocar a banana e os pedaços de pêssegos. Polvilhar com canela e levar ao forno cerca de 30 minutos.
Bom apetite!

O Cozinheiro

05 abril 2013

Bolo de maçã reineta






Mais um bolinho caseiro de fazer crescer água na boca. Este é parente do Bolo de iogurte e natas, mas é mais húmido, com a maçã reineta a desfazer-se na boca. Uma tentação! Até o Bebé Cozinheiro não resistiu, como podem ver... :)





Ingredientes:
3 ovos
2 chávenas e meia de açúcar (140 g)
3 chávenas de farinha sem fermento (180 g)
2 colheres de chá de fermento em pó
1 chávena de leite
1/4 da chávena de óleo
325 g de maçã reineta descascada
1 chávena = 115 ml
Preparação:
Untar uma forma com margarina e polvilhá-la com farinha. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 200º C.
Descascar as maçãs reinetas em quartos e depois laminá-las (mas não finamente porque não queremos que a maçã desapareça totalmente no bolo depois de cozido) e forrar todo o interior da forma.



Numa taça juntar os ovos inteiros com o açúcar e mexer muito bem (basta com uma colher-de-pau).

Adicionar a farinha e o fermento e voltar a mexer bem.

Por fim, acrescentar o leite e o óleo até a massa fazer "bolhinhas".





Verter para a forma e levar ao forno durante 40 minutos ou até estar cozido (no nosso forno cozeu durante 43 minutos).




Deixar arrefecer para desenformar.




Deliciem-se!




A Cozinheira

02 abril 2013

Smoothie Detox





Depois de um fim de semana cheio de iguarias não me saía da cabeça uma bebida detox. E quando eu meto uma coisa na cabeça... Por isso, aqui está um Smoothie Detox, uma bebida saudável à base de fruta que é cremosa e que simultaneamente ajuda a desintoxicar o organismo. Pode ser preparado com uns cubos de gelo para que fique semi-gelado (como o tempo ainda está fresco dispensei o gelo). É óptimo a qualquer hora!

Ingredientes:

150 g de papaia madura (já sem a casca e sem as sementes)
1 iogurte natural
2 colheres de sopa de flocos tostados de fibra integral (comprei no Celeiro)
1 colher de sobremesa de linhaça dourada integral (comprei no Celeiro)
Açúcar mascavado a gosto

Preparação:

Bater tudo num liquidificador ou colocar na Bimby todos os ingredientes e programar 30 Seg / Vel 9.

Servir fresco.

Rende um copo como o da foto.

Um brinde à Primavera e ao horário de Verão, pode ser? Tchim-Tchim!

A Cozinheira



01 abril 2013

Bacalhau com camarão





Sou gulosa, mas a Páscoa foi há muito pouco tempo... Por isso, vamos lá a um prato de bacalhau para desenjoar os doces. Cozi e desfiei duas postas e pus-me a pensar o que fazer com ele. Peguei num pacote de béchamel Levíssima da Parmalat (tem menos 50% de gordura) e tinha lá esta receita, que adaptei. Confesso que não é um hábito meu seguir estas dicas, mas a surpresa foi tão agradável que tenho de reconsiderar. Moral da história: Devemos seguir os nossos instintos.

Ingredientes:

2 cebolas grandes
2 dentes de alho
2 cenouras
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga (utilizei margarina)
700 g de bacalhau
500 ml de béchamel Levíssima Parmalat
250 g de camarão cozido
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de pão ralado
Manteiga para decorar (não o fiz)

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º C.

Cozer o bacalhau, limpar de peles e espinhas e lascar. Reservar.

Picar as cebolas e os alho, cortar a cenoura às rodelas e refogar no azeite e na margarina.

Depois de alourar acrescentar o bacalhau desfiado e deixar refogar mais um pouco. Mexer bem, desfazendo, até formar um puré.

Quem já tiver o camarão cozido, adiciona metade do béchamel e o camarão ao puré. Nós tínhamos no congelador sem estar cozinhado, por isso, juntámo-lo ao puré e deixámos cozinhar até estar no ponto e só depois juntámos os 250 ml de béchamel.

Envolver e colocar num pirex. Colocar por cima o restante béchamel e polvilhar com o queijo ralado e o pão ralado (tinha ambos prontos a usar no congelador).

A receita indicava cobrir com nozinhas de manteiga, mas saltei essa parte. Levar ao forno até gratinar.

Bom apetite!

A Cozinheira